AUTISMO, FARMSHOW E MERENDA ESCOLAR REGRADA POLARIZAM DISCURSOS

Ass.

Na sessão desta segunda, 03, 16 indicações constaram na pauta e 04 projetos foram discutidos e votados. 04 vereadores também estiveram ausentes a sessão em virtude de viagem à Brasília e cursos de qualificação – “…estamos em quórum reduzido nos trabalhos desta noite. Os vereadores estão participando de cursos de qualificação e aprimoramento em gestão pública e também cumprem agenda em Brasília onde estarão se reunindo com Deputados e Senadores em busca de resolver problemas do município e cobrar convênios, alguém tem que ir lá e cobrar mesmo, é interesse da nossa cidade e faz parte sim da nossa função”, destacou o presidente Leo Bortolin (PMDB) durante discurso.

 

PRÉDIO DA CÂMARA ESTÁ AZUL PARA A SEMANA DO AUTISMO

 

O prédio da Câmara Municipal na noite desta segunda esteve todo iluminado na cor azul, em apoio ao Dia Mundial do Autismo que é universalmente reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas). O prédio seguirá iluminado nesta cor durante toda esta semana. “…o autismo é uma síndrome que tem estado muito em evidência, sobre tudo pelo crescimento no número de diagnóstico. Em Primavera do Leste um grupo de pessoas desempenham funções essenciais nessa conscientização, como exemplo, o Namei, Núcleo de Atendimento de Educação Inclusiva que hoje atende 100% da demanda de Primavera nessa área. E a demanda é crescente em Primavera. E o Namei de Primavera é referência no estado. São profissionais de diversas áreas que se dedicam, buscam qualificação para atender as nossas crianças. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento. A conscientização e apoio são fundamentais”, frisou Leo.

Leo ainda propôs uma moção de aplausos aos profissionais da Namei – “…é uma forma de reconhecimento público pela trabalho executado por cada um de vocês”. Todos os vereadores apoiaram a causa e também pontuaram sobre a importância da campanha.

“…muitos são os mitos em referência ao autismo, portanto esta campanha visa à divulgação e a conscientização em relação a este distúrbio para a população. Sendo assim de total importância para os munícipes, vamos abraçar esta causa”, frisou Miley dos Santos (PV).

Os vereadores Josafá e Manoel também enalteceram a campanha – “…temos que parabenizar todos que conduzem essa causa, a dedicação e o trabalho”, frisou Manoel. Josafá também pontuou: “…a Câmara Municipal de Primavera nunca se furtou em contribuir e apoiar causas que tratam da igualdade de direitos, defesa de campanhas e conscientização, o trabalho de inclusão social desta campanha é fantástico”. Os demais vereadores também apoiaram a campanha.

 

 

Harmonia no Legislativo reflete em prol da população

 

Durante os dias de evento FarmShow que movimentou Primavera do Leste, o presidente do Legislativo, Leo Bortolin (PMDB), em entrevista a imprensa fez um balanço positivo das ações desenvolvidas pelos 15 vereadores da Casa de Leis nesses primeiros 03 (três) meses de trabalho do Legislativo Municipal. “Podem ter a certeza de que harmonia hoje vivenciada dentro da Casa de Leis, nas ações de trabalho, em consonância com as prioridades do que precisa ser feito pela cidade, tem sido um destaque e que está refletindo de for a juiiota positiva em todos os segmentos da cidade. A Câmara hoje está unida, coesa e firmada nos planos de trabalho do que tem que ser feito pela população, isso tem sido um diferencial e que reflete em boas ações por diversos setores da cidade”, afirmou Leo durante coletiva à imprensa.

O vice-presidente da Casa, Miley Santos (PV) também reforçou a harmonia entre Poderes – “…todos os Poderes possuem seus princípios constitucionais, isso tem sido seguido, mas a harmonia entre os Poderes hoje em Primavera contribui e muito para a melhoria dos serviços públicos. Lembrando sempre que cada Poder tem a sua independência consignados pela própria Constituição, mas o diálogo franco tem contribuído para uma relação harmônica e quem ganha é a população”, frisou.

O 1º secretário, Carlos Instrutor (PSD), salientou que a população exige mudanças – “…isso é notório, e posso afirmar que a boa relação de trabalho dentro da Câmara, com todos caminhando numa mesma direção, olhando para a cidade, isso tem mudado a imagem da Casa como num todo, com mais ações diretas, transparência e objetividade”, avaliou.

Leo reforçou que o compromisso é com a melhoria da qualidade de vida da população – “…à sociedade aguarda isso, e os resultados estão surgindo através dessa intermediação junto ao Executivo para atendimento das necessidades da população, seja nas mais distintas áreas, seguramente estamos vivendo um outro momento”.

 

FARMSHOW SUCESSO EM ORGANIZAÇÃO E NEGÓCIOS

 

O evento FarmShow também recebeu muitos elogios na sessão. “…uma das maiores feiras do agronegócio do estado, um formato inovador, uma feira muito bem organizada e que transformou Primavera num grande núcleo de tecnologia no setor do campo. Os hotéis na cidade estiveram lotados, o setor comercial se aqueceu, restaurantes lotados, enfim, uma feira que gerou renda. E a Câmara esteve presente, foi participativa, firmamos grandes parcerias. Empresários elogiaram a nossa participação, quanto tempo a Câmara ficou afastada, e dessa vez conseguimos através do esforço coletivo participar e prestigiar. Cada vereador que participou tirou investimento do próprio bolso. A expectiva é que se girasse em torno de R$ 600 milhões em negócios, mas o volume alcançou R$ 2 bilhões, ultrapassou e muito as expectativas”, destacou Leo.

“A FarmShow foi muito bem conduzida, organizada, uma grandiosa festa ao qual estivemos presente e da nossa forma também contribuímos com o sucesso do evento, só lamentamos que o deputado Jair Bolsonaro acabou tendo que cancelar sua vinda à Câmara”, frisou o vereador Luis Costa (PR).

“…foi um show à parte o evento. Realmente lamentamos que o deputado Jair não pode estar aqui, mas era uma questão de segurança. Temos que destacar também as empresas que acreditaram e investiram na feira. Parabéns também aos vereadores que estiveram lá, recepcionando pessoas de diversas partes do país”, avaliou Manoel Despachante (PMDB).

 

SEGUNDO VEREADOR, MERENDA ESCOLAR ESTARIA SENDO REGRADA ÀS CRIANÇAS

 

Um assunto polêmico levantado na sessão foi feito pelo vereador Manoel Mazzutti (PMDB) quanto  a merenda escolar – “…recebemos a denúncia de que a merenda escolar está sendo regrada em algumas creches, se isso estiver mesmo ocorrendo é lastimável. Não podemos aceitar isso, Me informaram de que se a criança pede pra repetir a refeição, é negado. Não podemos aceitar isso. Criança não faz dieta, elas precisam de alimentação, muitas dessas crianças levam mais de 2horas, 3 horas pra chegar em casa, precisa estar alimentada”, disse.

O assunto gerou repercussão entre os vereadores e tosos se posicionaram sobre o assunto – “…isso tem que ser verificado,não pode ficar assim. Tem família que passa necessidade, Primavera não é só dos ricos não, tem muita gente aqui que vive na miséria, isso não pode ocorrer, vamos conversar urgentemente com a Secretária de Educação”, disse Kinha.

Manoel sugeriu formar uma comissão – “…vamos montar uma comissão pra visitar as creches, se reunir com a Secretária e resolver isso”, apontou. Os vereadores irão procurar hoje a Secretaria de Educação.

 

ASSUNTOS QUE ENTRARAM NA PAUTA DOS DISCURSOS E DEBATES

 

FECHAMENTO DO NÚCLEO MUNICIPAL DE MÚSICA E DO CEREST QUE PRESTA ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE, OS VEREADORES COBRARAM EXPLICAÇÕES E IRÃO PROTESTAR QUANTO AO FECHAMENTO; PROTESTO DOS ALUNOS DA ESCOLA PAULO FREIRE, RECEBEIMENTO DE MATERIAL ESCOLAR E A ABERTURA DA ESCOLA AOS ALUNOS; VINDA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO MARCO MARRAFON À PRIMAVERA; REALIZAÇÃO DA FESTA POPULAR EM PRIMAVERA ANUNCIADA PELO PREFEITO GETULIO VIANA NA ABERTURA DA FARMSHOW; RECEBIMENTO DE MEDICAMENTOS NOS POSTOS DE SAÚDE, POSTOS ESTÃO SENDO ABASTECIDOS COM MEDICAMENTOS; DOAÇÃO AO FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM PRIMAVERA ATRAVÉS DAS DECLARAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA; SHOW NO PRÓXIMO DOMINGO DE ZEZÉ DE CAMARGO E LUCIANO ATRAVÉS DE PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, CUSTO ZERO AO MUNICÍPIO; FALTA DE MÉDICO PERITO NO ISSS EM PRIMAVERA, PROBLEMA SE ARRASTA E GERA PREJUÍZOS A POPULAÇÃO; EMPRESA TERCEIRIZADA DA AGUAS DE PRIMAVERA PRESTA SERVIÇO DE MÁ QUALIDADE NA CIDADE, VEREADORES COBRAM MELHORIAS E AENDIMENTO, DENTRE DEMAIS ASSUNTOS.

 

 

PAUTA

Sessão Ordinária a se realizar no dia 03 de Abril de 2017

INDICAÇÕES

Indicação 044    Leitura  Reforma do complexo esportivo da quadra de areia da Avenida 14 de Março no Bairro Parque Eldorado.            Josafá Martins Barboza

Indicação 045    Leitura  Construção de pontos com coberturas de ônibus no Vale Verde. Josafá Martins Barboza

Indicação 046    Leitura  Operação tapa buraco nos Bairros Santa Clara e Jardim Progresso urgente.       Josafá Martins Barboza

Indicação 047    Leitura  Parceria do Município de Primavera do Leste com o Estado para trazermos com urgência a Caravana da transformação que venha fazer atendimento  em nosso Município e as cidades circunvizinhas.        Josafá Martins Barboza

Indicação 020    Leitura  Trocar a lâmpada queimada do poste localizado na Rua Castro Alves em frente ao nº bairro Castelândia.       Luis Pereira Costa

Indicação 021    Leitura  Conversão das ruas do bairro São Cristóvão em mão única.        Luis Pereira Costa

Indicação 022    Leitura  Fixar placas sinalizadoras e pintura com faixas transversais amarelas para o quebra-molas localizado na Avenida Alagoas nº 40, Primavera II, em frente à Igreja Sara Nossa Terra.    Luis Pereira Costa

Indicação 003    Leitura  Adequação para disponibilizar um local na Praça da Matriz, para que seja instalado o Serviço de Alimentação Ambulante (carros de comida) visto que já possui infra estrutura de banheiros, iluminação, segurança. Bebedouros e localização privilegiada com acesso a maioria da população do município.             Manoel Mazzutti Neto

Indicação 004    Leitura  Implantar uma Escola Estadual da Policia Militar “Tiradentes” no Município de Primavera do Leste – MT.        Manoel Mazzutti Neto

Indicação 011    Leitura  Construção de uma ciclovia as margens da BR-070 ligando o centro da cidade ao Distrito Industrial José de Alencar.              Neri Domingos de Souza

Indicação 025    Leitura  Colocar placas de indicação nominal nas Ruas do Bairro Cristo Rei.          Neri Domingos de Souza

Indicação 026    Leitura  Construir banheiros, colocação de lixeiras e bebedouros na Praça Ângelo Di Domênico do Bairro Cohab Tancredo Neves.              Neri Domingos de Souza

Indicação 027    Leitura  Que se busque um local mais amplo para a Agência da Caixa Econômica Federal, visando o melhor atendimento as demandas da Agência local.     Neri Domingos de Souza

Indicação 005    Leitura  Reforma/Manutenção na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança (EMEI): Limpeza/manutenção do Ar Condicionado, troca da areia do Playground.          Valmislei Alves dos Santos

Indicação 009    Leitura  Implantação de Lâmpadas nas Ruas Esperança e Barros Cassal no Bairro Jardim Riva próximo a UNIC.                Wellis Marcos Rosa Campos

Indicação 010    Leitura  Implantação de lâmpadas fluorescente de alta luminosidade na Avenida Califórnia bairro Primavera III.          Wellis Marcos Rosa Campos.

 

PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DA ANTIGA VILA “ESPERA TAPAS” FOI APROVADO

 

Projeto de Lei 788           Leitura  Dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública da “Associação Moto Clube de Primavera do Leste – MT.        Leonardo Tadeu Bortolin. Encaminhado a comissão de justiça e redação.

Projeto Decreto Legislativo 002                Leitura, Discussão e Votação – Concede Título de “Cidadão Honorário” de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso. Todos os Vereadores. Aprovado.

Projeto de Lei 763 –  1ª e 2ª Discussão e Votação – Dispõe sobre a desafetação de parte da Avenida São Paulo, da Avenida Belo Horizonte e da Rua Humberto Cosentino, bem como a doação das áreas desafetadas para fins de regularização fundiária, e dá outras providências. Executivo Municipal. Aprovado.

Projeto de Lei 785 – 1ª e 2ª Discussão e Votação –  Autoriza o Poder Legislativo Municipal a celebrar contrato/convênio com o Banco do Brasil S/A – agência de Primavera do Leste-MT, relativo a empréstimo financeiro e dá outras providências.  Mesa Diretora. Aprovado.

 

Compartilhe

Pin It