VEREADORES SE REÚNEM HOJE COM PRESIDENTE DO TJ VISANDO TIRAR DO PAPEL PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE NOVA SEDE DO FÓRUM LOCAL

 

Ass.

Constaram na pauta da sessão desta segunda, 10, 15 indicações enviadas ao executivo municipal e projetos que foram enviados as comissões temáticas da Casa.

Diversos assuntos foram debatidos pelos vereadores na sessão. O vice-presidente da Casa, Miley dos Santos (PV) cobrou na tribuna a resposta do executivo municipal quanto as indicações dos vereadores – “…se estamos encaminhando indicações é porque estamos ouvindo as reivindicações da comunidade e em muitos casos questões emergenciais, básicas e baixo custo,peço ao líder do Prefeito que verifique essa questão”, disse.

O assunto de maior repercussão na sessão foi quanto a ida dos vereadores amanhã (terça – 11), à capital onde juntamente com lideranças de Primavera estarão se reunindo com a Presidência do TJ-MT a fim de solucionar i impasse que envolve a construção da nova sede do Fórum de Primavera do Leste.

 

 NOVA SEDE FÓRUM: VEREADORES E ADVOGADOS SE REÚNEM HOJE COM PRESIDÊNCIA DO TJ

Vereadores, lideranças e advogados vão em busca de solução para início da obra do Fórum local. Depois de um longo período de espera,  e de certa forma, ouvindo os apelos da comunidade, de diversos segmentos e profissionais da área jurídica de Primavera, na tarde desta terça, 11, em Cuiabá acontece uma importante reunião com o presidente do TJ/MT, Rui Ramos Ribeiro, para buscar um entendimento em torno do projeto de construção da nova sede do Fórum local. A Diretoria da OAB de Primavera esteve presente a sessão.

O presidente Leo Bortolin (PMDB) se pronunciou na sessão: “…vamos abrir o diálogo novamente e buscamos uma solução. A área já foi doada pelo município, porém, até o exato momento o projeto não saiu do papel, o TJ tem que se pronunciar. É uma bandeira de todos nós e vamos atrás dessa obra que irá melhorar e muito o atendimento a população”.

 

 MANOEL APONTA PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE ESTRUTURA DO FÓRUM LOCAL

“…temos o pior prédio da estrutura do TJ no estado, o Fórum local está em péssimas condições. Não oferece estrutura suficiente para atender toda demanda, acessibilidade zero, toda a classe de advogados, servidores, próprios juízes estão descontentes com o prédio local, a população também está sendo penalizada com isso, por falta de espaço e estrutura física, até mesmo impede a ampliação de nova varas na Comarca, temos que reverter essa situação. Vamos em uma caravana até o TJ, lideranças, vereadores, prefeito Getulio Viana, Deputados, enfim, temos que sair dessa reunião com uma definição, com a assinatura desse convênio.Já foi doada uma área de 23 mil metros quadrados. A situação hoje é precária do Fórum local, isso tem que mudar. Chegou a hora do TJ dar respostas à Primavera. Hoje quando chove, molha todas depend^3encias do Fórum,isso é inadmissível”, disse vereador Manoel Despachante (PMDB).

O vereador Elton Baraldi (PMDB) também firmou posição: “…podem ter a certeza de que todos vereadores estão apoiando a causa, vamos acionar a Presidência da UCMMAT também, enfim, precisamos de mobilização e vamos atrás. Estarei junto também nessa luta, a população precisa ser melhor atendida”, frisou.

A vereadora Carmen Betti (PSC) pontuou sobre a vinda do deputado federal Rogerio Galli (PSC) onde realizaram uma reunião proveitosa – “…nos deslocamos até a região do Vale Verde, onde em contato com a diretoria da associação local, buscamos fortalecimento com relação ao pedido de ligação da rede de energia elétrica junto a Energiza. O Deputado conversou com o Diretor da empresa, senhor Gonzaga, que se prontificou em avaliar a situação.Existe um projeto da empresa para a região na ordem de R$ 1.600.000,00 milhão, porém, que a empresa enfrenta dificuldades na execução, mas estamos confiantes e vamos eeguir cobrando com apoio do Deputado”, destacou.

Carmen ainda destacou o projeto da Câmara Itinerante – “…é um projeto que irá integrar a Casa e à comunidade ouvindo diretamente nos bairros as reivindicações, vamos trabalhar por este projeto”.

CARMEN DESTACA CÂMARA ITINERANTE

 

A Vereadora do PSC ainda parabenizou o presidente Leo Bortolin e o prefeito Getulio Viana que conduziram e resolveram o impasse que envolvia a creche Talita que atende mais de 180 crianças em Primavera – “…houve muita atenção ao caso, ambas as partes dialogaram muito, souberam conduzir o impasse e a questão foi resolvida. Houve um apoio muito bom da Casa também”, assinalou.

 

 

PAULO APONTA DESRESPEITO COM O CIDADÃO POR PARTE DA CEF

 

O vereador Paulo Donin (PSB) cobrou a abertura de nova agência em Primavera da CEF – “…é um abuso que vem sendo feito, desrespeito ao cidadão. Já que não irão mais construir uma nova sede.que alugue um novo prédio,com maior espaço, amplie o número de caixas eletrônicos, ampliem o atendimento e tirem a comunidade desse sofrimento. A fila na CEF dobra a esquina,um absurdo. Isso todos os dias. Isso ocorre por causa da demanda muito grande, atende todos municípios vizinhos. Até enviei a diretoria sugestão de prédio na cidade para alugar então, por exemplo, na avenida Porto Alegre, amplo espaço. O que não pode éficar nesse desrespeito com o povo”, destacou.

VEREADORES PEDEM OUTRA AGÊNCIA DA CEF EM PRIMAVERA

 

O presidente da Casa, Leo Bortolin, reforçou: “…a comissão de Direitos do Consumidor tem que entrar na luta, fazer valer os direitos do cidadão e cobrar atuação dos órgãos competentes, vamos apoiar a luta”.

O vereador Carlos Araújo (PP) apoiou: “…a demanda é realmente muito grande. A direção da CEF tem que observar e melhorar o atendimento, está mesmo muito ruim”.

A vereadora Carmen lembrou na tribuna: “…a diretoria da CEF falou que iria construir 02 agências em Primavera, e até agora nada. Vamos encaminhar ofício para a Superintendência Regional para que possamos cobrar uma posição, isso não pode ficar assim”.

 

FILA DIÁRIA NA CEF CHAMA A ATENÇÃO

 

“…temos que tomar providências,porque até agora só prometeram, vamos acionar o Procon, encaminhar denúncia ao MP, temos que endurecer. A fila diária na agência é absurda, um abuso com o cidadão. A fila sai da agência, ganha as calçadas e vai parar na Prefeitura”, apontou o vereador Elton Baraldi.

 

 ÁGUAS DE PRIMAVERA TEM RESPONSABILIDADE OBJETIVA

Demais assuntos tratados na sessão: Recuperação das estradas vicinais; Aplicação da lama asfáltica nas ruas da cidade; Serviço ruim prestado nas ruas da cidade pelas empresas terceirizadas que prestam serviço para a empresa Águas de Primavera – “….não adianta a empresa jogar a culpa para as terceirizadas, ela tem responsabilidade objetiva, tem que fiscalizar e executar. Vamos usar a força da Casa, na força da lei, vamos ter uma posição firme,a cidade está toda remendada, isso é inadmissível”, frisou Manoel Mazzutti. A maioria dos Vereadores entrou nessa discussão e todos cobraram postura da Casa quanto ao problema.

 

PAULO MÁRCIO APONTA DANO AOS VEÍCULOS

 

“…fica meu protesto com relação a Águas de Primavera,realmente um serviço mal prestado a população. As ruas da cidade estão todas remendadas. A emrpesa que faz o serviço, de forma ruim, deixa uma depressão no asfalto causando prejuízos aos condutores. A empresa tem que melhorar o atendimento desse serviço na cidade”, frisou o vereador Paulo Marcio (DEM).

 

 

FUNÇÃO FISCALIZADORA DA CASA FOI LEMBRADA

 

A função fiscalizadora da Casa em cobrar transparência na aplicação de recursos e orçamento também entrou na pauta dos discursos; Expoprima, o vereador Donin disse que a festa popular será realizada ainda este ano, o vereador Elton Baraldi cobrou então data oficial em tribuna; Também houve cobranças com relação a iluminação pública e segurança pública. O vereador Miley destacou que novas viaturas para a PC de Primavera deverão ser encaminhadas nas próximas semanas e foi reivindicado também junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado a indicação de mais um Delegado para a PC da cidade; Foi cobrado também emissão dos carnês do IPTU com as devidas informações ao contribuinte para recolhimento do imposto aos cofres municipais; Foi comentado também a organização e realização do evento no último domingo com show de Zezé e Luciano na cidade, houve destaque que o evento foi sucesso de público e sem o registro de ocorrências, um evento bem estruturado; Destacado também curso de qualificação dos vereadores em Brasília e reuniões com a bancada federal em busca de destravar convênios ao município; Construção de nova creche no Tuiuiú para ampliar atendimentos; Problemas com relação a contratação de médicos persistem na área da saúde e afetam os usuários; Lei dos Mototaxistas, a categoria esteve na Casa em busca de apoio as alterações na lei; A regularização fundiária no Centro Leste também recebeu destaque, os vereadores solicitaram que outros bairros necessitam também dessa regularização; O vereador Luis Costa disse que a luta segue com relação a indicação de um médico perito para o INSS de Primavera.

 

 

 

JOSAFÁ APONTA QUE CRECHE DO PRIMACREDI APRESENTA PROBLEMAS DE INFILTRAÇÃO

 

 

O vereador Josafá Barboza (PP) citou problema na creche que foi construída pelo banco Primacredi e apresenta defeitos em sua estrutura física – “…quando chove as salas ficam alagadas,há muita reclamação de pais, e professores também. Se foi feito um convênio com o município, passou pela Casa o projeto, temos que cobrar solução aos problemas, cobrar da empresa que realizou a obra. Há infiltrações na estrutura. Nesses pontos a obra tem que ser refeita, tem que estar em perfeitas condições de uso. Falo isso porque estamos sendo cobrados”.

 

 

 

SESSÕES SERÃO TRANSMITIDAS ONLINE. MAIOR TRANSPARÊNCIA NOS TRABALHOS

 

 

 

A Câmara Municipal de Primavera do Leste inicia nos próximos dias a transmissão ao vivo das sessões plenárias. Na sessão de ontem os primeiros ajustes técnicos foram feitos.  Entre as metas de modernização, transparência e maior celeridade nos trabalhos internos, a Mesa Diretora tem se empenhado em dinamizar os trabalhos na Casa. Com a transmissão on line das sessões, o cidadão poderá ter acesso na integra às sessões, em áudio e vídeo, através da internet.

 

A transmissão em tempo real, via Internet, será feita através de sistema de vídeo que está sendo instalado no plenário Antônio Santo Renosto e vai permitir o uso da tecnologia. “…a proposta é dar mais transparência às atividades do parlamento, além de aproximar a população do Legislativo, o cidadão vai acompanhar o trabalho dos vereadores de forma mais direta, em vários setores estamos realizando mudanças e inovações, esse é o caminho”, destacou o presidente Leo Bortolin (PMDB).

 

Com essa inovação, o cidadão poderá acompanhar os trabalhos dos vereadores de qualquer local onde possa acessar a internet, ampliando a discussão e propagação de medidas legislativas e dando conhecimento público às atuações de cada um dos 15 parlamentares com assento na Casa de Leis. “…vale ressaltar que a transmissão ao vivo das sessões é uma prestação de serviço, o cidadão fica mais próximo do parlamento. Também facilita a atuação dos assessores, de todos setores da imprensa, e claro, para que ao cidadão entenda melhor os trabalhos do parlamento e suas ações”, avaliou o vice-presidente, Miley dos Santos (PV). As sessões serão transmitidas nas plataformas digitais facebook, youtube e no site oficial da Câmara Municipal.

 

 

HOJE AS 08H OS VEREADORES SE REÚNEM COM COORDENADORIA DE ESPORTES DO MUNICÍPIO E EM SEGUIDA COM AS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE, SECRETÁRIO DE SAÚDE E DEMAIS PROFISSIONAIS DO SETOR.

 

 

 

CÂMARA RECEBE TROFÉU POR GESTÃO EFICIENTE

 

 

Durante a sessão o vereador Paulo Donin pediu ao Presidente Leo Bortolin que convocasse todos os vereadores para receberem em plenário o troféu de eficiência em gestão recebido em Brasília durante curso de qualificação.

 

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO

 

Indicação 014      Leitura   Instalação de umidificadores de ar nas Creches de nosso Município.    Carlos Araújo

 

Indicação 015      Leitura   Realizar a instalação de uma proteção em torno do lago Vô Pedro Viana de Primavera do Leste.   Carlos Araújo

 

Indicação 008      Leitura   Aquisição de um Micro Ônibus  adaptado para o Centro de Reabilitação.            Ivanir Maria Gnoatto Viana

 

Indicação 039      Leitura   Construção de um ESF no Bairro Jardim Luciana.        Josafá Martins Barboza

 

Indicação 040      Leitura   Para que seja aumentado o numero de consultas Médicas e Odontológicas, bem como aumentar o numero de Médicos e Auxiliar de Dentista no ESF do Bairro Primavera III.                Josafá Martins Barboza

 

Indicação 041      Leitura   Para que seja construída uma creche com Pré-escola no loteamento Gutierrez.               Josafá Martins Barboza

 

Indicação 023      Leitura   Construção de quebra molas na rua de acesso a Toca do Jacaré e adjacências e colocação de manilhas para drenagem da água das chuvas.        Luis Pereira Costa

 

Indicação 009      Leitura   A oportunidade da Prefeitura fazer gestão junto ao Grupo Kroton (Faculdade UNIC) no sentido de estudar a viabilidade da implantação do Curso de Medicina no Pólo de Primavera do Leste – MT.  Neri Domingos de Souza

 

Indicação 013      Leitura   Elaborar um estudo de caso no trânsito das Avenidas Porto Alegre, São João, Rua Piracicaba, Rua Blumenau no centro, e onde mais se achar necessário, visando à colocação dos Semáforos Programados para que possam funcionar somente nos horários de pico, horário compreendido entre às 06h00 min às 08h00min, das 11h00 min às 13h00 min e das 17h00 min às 19h00min.                Neri Domingos de Souza

 

Indicação 014      Leitura   Possibilidade em serem transmitidas as Sessões através da Internet, para que assim os cidadãos que interessar possam acompanhar ao vivo as Sessões Ordinárias, Extraordinárias, Audiências Públicas e Eventos realizados nesta Casa de Leis.       Neri Domingos de Souza

 

Indicação 023      Leitura   Que seja enviado um Agente de Saúde para a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São Gabriel de Primavera do Leste ao menos uma vez por semana.  Paulo Roberto Donin

 

Indicação 024      Leitura   Que seja construída com urgência uma praça poliesportiva com academia de ginástica para terceira idade e playground no Bairro Atlântico e Jardim Vitoria.         Paulo Roberto Donin

Indicação 032      Leitura   Que seja construído com urgência banheiro no Cemitério Campo da Paz.           Paulo Roberto Donin

Indicação 006      Leitura   Plantio de árvores em toda extensão da ciclovia que liga o Bairro Primavera III (acesso inicial 1: desde a ciclovia – alameda, acesso inicial 2: desde a rua Guiratinga).Valmislei Alves dos Santos.

 

 

PROJETOS NA PAUTA

Projeto de Lei 782              Leitura   Cria Espaço Paredão no município de Primavera do Leste, e dá outras providências.        Josafa Martins Barboza. Encaminhado as comissões da Casa.

 

Projeto de Lei 789              Leitura   Dispõe sobre a implantação de práticas integrativas e complementares no SUS.                Valmislei Alves dos Santos. Encaminhado as comissões da Casa.

 

Projeto de Lei 790              Leitura   Modifica a redação do caput do artigo 14, da Lei Municipal nº 775, de 14 de abril de 2003, e da outras providências.       Manoel Mazzutti Neto. Encaminhado as comissões da Casa.

 

Compartilhe

Pin It