VEREADORES TRAVAM DISCUSSÃO EM PROL DA SAÚDE DE PRIMAVERA

Ass.

A apreciação das contas do ex-prefeito Érico Piana, processo 9709/2015 tramita na Casa de Leis e segue nas comissões internas. Por estar em tramitação e necessitando cumprir prazos regimentais, a pauta permaneceu trancada, onde não se permite a análise de outras matérias. As contas do ex-Prefeito têm parecer favorável do TCE, ao qual manifestou recomendação à Câmara para que as contas sejam aprovadas.

A Comissão de Economia e Finanças da Casa já emitiu parecer favorável. A matéria está em tramitação na assessoria legislativa e na próxima sessão, dia 15, deverá ser votada. Seguindo rito de regimento interno, enquanto não se vota a matéria, a pauta segue trancada na Casa.

“…peço celeridade na análise da matéria e também empenho das demais comissões na análise de demais projetos que seguem em curso, para que assim votando e destravando a pauta na próxima sessão com relação as contas, possamos limpar a pauta quanto aos demais projetos que seguem na Casa”, salientou o presidente L4eonardo Bortolin (PMDB).

 

VEREADORES PEDEM QUE COORDENADOR DEIXE A SAÚDE

 

O assunto de maior repercussão na sessão foi relação a paralisação do atendimento pelo SUS nos hospitais credenciados na cidade, Hospital São Lucas e Hospital das Clínicas.

“…vejo que o problema ocorreu por falta de diálogo. A gestão tinha que ter visualizado este problema com antecedência e evitado esta paralisação. Não podemos admitir essa situação, temos estrutura boa em Primavera, ótimos profissionais e especialistas, e o cidadão tem que ser levado para Poxoréu? E se o caso requer urgência, precisa de UTI ou entrar no centro cirúrgico em caso de vida ou morte? Morre na estrada. Isso não pode ocorrer. O Secretário de Saúde demonstrou falta de experiência, falta de capacidade de resolver a questão, errou. E tem outro profissional, senhor Fabio Viana, interferindo, atrapalhando e querendo mandar mais que o Secretário. Este cidadão tem recebido muitas críticas, nem a própria classe o apóia, este tem que saber que não é o dono da verdade, faltou bom senso. O Prefeito Getulio quando tomou posse disse que a Câmara tem poder de fiscalizar, denunciar e contribuir sim com a gestão, e é o que estamos fazendo”, frisou Leo em tribuna.

“…falaram na reunião hoje (segunda) que existem atendimentos superfaturados, isso tem que ser esclarecido. Esse senhor, Fabio Viana vai afundar a saúde de Primavera. O senhor Ivaldir tem que assumir o comando da Secretaria. O Fabio tem que sair da saúde urgente.  O cidadão não pode pagar com esses erros e desmandos. Fabio não pode tratar a classe médica como vem tratando”, disse em tribuna o vereador Luis Costa (*PR).

“…a situação se complicou por causa do Fabio Viana, que atravessou tudo. Se não tem apoio nem da categoria, o que está fazendo lá?”, apontou o vereador Carlos Instrutor (PSD).

“…liguei e perguntei ao Secretário Ivaldir se existia débito com os hospitais de Primavera, ele me respondeu que não havia.Hoje na reunião descobrimos que há sim débitos. Então ele mentiu. Não houve pagamento no mês de março nem abril ao Hospital São Lucas, alegaram porque não tinha NF empenhada, porém, não aceitaram que se empenhasse as notas. Então o que está ocorrendo de fato? Colocasse como se o hospital tivesse ganhando muito, cobrando valores indevidos, médicos supervalorizando o serviço, falta entendimento, diálogo. A Secretaria de Saúde está mal assessorada, o Secretário não tem conhecimento técnico. Até o próprio Prefeito estranhou a informação d que estão segurando AIH de procedimento já feito. Esperamos que o diálogo prevaleça”, reforçou Leo.

 

VEREADOR FALA EM HUMILDADE E PEDE PRA QUE COORDENADOR “…PEÇA PRA SAIR”

 

“…não discordo do ponto de vista do Prefeito quanto aos valores e os cálculos que estão sendo feitos, ele tem propostas, ele é o gestor e tem que fazer cálculos sim, mas a saúde tem que se olhar com cautela, critérios, tem que se observar de forma ampla, para que o cidadão mais fragilizado não fique mais prejudicado. Tem que se observar a dignidade humana, claro, temos que ver a questão econômica, mas saúde não se espera Diante da situação não acredito muito em uma resolução desse problema. Esse senhor Fabio Viana sequer é secretário. Amanhã, (terça) o senhor tinha que se demitir, tenha humildade e peça pra sair. Não estou tirando o apoio ao Prefeito, mas ele tem que ver o lado do cidadão”, disse o vereador Manoel Despachante (PMDB).

“…acredito que o deslocamento para Poxoréu foi saída de emergência para o entrave, mas acredito que vão se chegar a um consenso”, salientou o vereador Paulo Donin (PSB).

“…manda o Fabio Viana voltar para as 20horas do concurso que ele tem, não da pra ficar desse jeito”, apontou Miley Santos (PV).

Manoel finalizou: “…o prefeito Getulio precisa rever as ações e projetos na Secretaria de Saúde, o senhor tem unanimidade aqui, nunca teve um voto contrário, estamos dando apoio aos bons projetos sim, mas precisa ouvir os vereadores também”.

 

LEO IRÁ ENCAMINHAR REQUERIMENTOS

 

Leo ainda salientou: “…tem que ter cuidado antes de publicar nota querendo dizer que os médicos estão querendo ganhar, os hospitais querendo sangrar os cofres públicos, então deve-se ter mas cuidado, isso só prejudica. Vamos fazer um requerimento imediato ao hospital de Poxoréu solicitando relação do registro dos médicos que compõe o corpo clínico daquele hospital pra fazermos um comparativo de custos e salários”.

 

CEREST: PRESIDENTE PEDE RELATÓRIO COMPLETO

 

Quanto ao CEREST, que trabalha com a saúde do trabalhador, o tema também ganhou repercussão: “…vamos solicitar relatório completo sobre os repasses dos últimos 4 meses, prestação de contas, quadro de servidores e onde se encontra o veículo que é destinado ao setor e vamos encaminhar ao MP”. O vereador Miley fez vários questionamentos quanto ao Cerest.

 

CÂMARA SEGUE FIRME NA PROPOSTA

 

“…se tratam de situações diferentes, pagamento em relação aos hospitais e aos médicos, muito difícil procurar especialista fora de Primavera, hoje temos uma boa estrutura, mas vamos lutar para que continue sendo feito os atendimentos aqui, tudo tem que ser medido. Os médicos explicaram muito bem os procedimentos de gastos em todas as etapas, estou do lado da categoria dos médicos, vou lutar por esse atendimento. A Câmara está firme nessa proposta. O gestor tem que ter consciência que nem todos falam a mesma língua, precisamos de diálogo, tratar o cidadão com humildade, Prefeito faço o alerta,  fora Fábio Viana”,destacou Leo.

 

CARLOS INSTRUTOR APONTA QUE MANTER UPA SAI AINDA MAIS CARO

 

“…os dois hospitais juntos trabalhando, ainda sai mais barato do que manter a UPA. Isso tem que ser verificado. Na saúde, a manutenção da UPA sai muito mais caro, envolve muita estrutura, no hospital quanto se paga é pelo procedimento atendido. Não acredito que haja esquema de AIH em aberto, acho que ocorreu alguma situação de procedimento. Diante disso tudo, até se esqueceu o aniversário da nossa cidade, qual foi o presente para nossa comunidade?”, questionou o vereador Carlos Instrutor (PSD).

Cerest, Carlos Instrutor mencionou: “…a única funcionária que esta lá, necessitava de veículo dia desses para viajar para sequência de trabalho, porém, não se paga diária, não tinha motorista e nem veículo. Olha que tem repasse para isso. O recurso estava sendo utilizado em outro setor”.

 

JOSAFÁ PEDE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SAÚDE

 

“…fizemos a nossa parte, temos compromisso, propostas serão feitas em cima dos pedidos feitos. Diante de tantos assuntos que envolvem a questão,b solicito uma audiência pública com o setor da saúde de Primavera para que possamos discutir abertamente todo o atual quadro. Os levantamentos necessários, de todos os setores.  A proposta é sanar problemas, melhorar atendimento e estancar gargalos, verificar a questão das cirurgias, postos de saúde, procedimentos, fila de espera, tudo que está sendo programado e executado”, disse.

 

Compartilhe

Pin It