CARAVANA CÂMARA É DESTAQUE NA SESSÃO. CORTE NOS SALÁRIOS DOS PROFESSORES POLARIZOU DISCURSOS

Ass.

Os vereadores retornaram nesta segunda, 07, aos trabalhos das sessões plenárias na Câmara Municipal. Apesar do recesso nas sessões em plenário, os vereadores deram sequência aos trabalhos na Casa e uma programação de trabalhos foi desenvolvida pela Mesa Diretora.

Os vereadores realizaram o programa “Caravana Câmara” que dividiu a cidade em eixos, e várias regiões foram visitadas. O objetivo é conhecer “in loco” as necessidades da comunidade e o que pode ser feito pela melhoria da prestação dos serviços públicos. Um relatório está sendo feito desse programa e que está sendo repassado aos secretários municipais em busca de solução das demandas. Com relação a competência do estado, os Vereadores estão encaminhando as demandas aos respectivos secretários. “…um trabalho importante, onde todos estamos envolvidos, ouvindo às comunidades e constatando muitas reivindicações, dessa forma procuramos melhorar os serviços públicos prestados na cidade, de acordo com as reivindicações de cada localidade e levamos ao conhecimento dos secretários municipais e estaduais”, destacou o vice-presidente Miley Santos (PV).

Na sessão desta segunda, diversos assuntos entraram na pauta do grande expediente. Assuntos em destaque: Falta de água nos bairros da cidade e falta de posicionamento da empresa Águas de Primavera. Assunto deixou vereadores indignados e que se manifestaram que irão tomar medidas emergenciais; Vereadores vão buscar complemento de recursos e parceria entre município e governo na questão da merenda escolar nas escolas estaduais de Primavera; Corte nos salários dos professores da rede municipal; Eleição vitoriosa da chapa 2 na eleição da diretoria do Vale Verde; Realização e participação de Primavera no Fetran em Cuiabá; Equipe do ESF I que tem prestado um atendimento de destaque à população; Trabalho de destaque na UPA de Primavera, equipe trabalha afinada e com respeito à comunidade, assunto destacado pela vereadora Iva Viana (PDT); dentre demais assuntos.

Caravana Câmara percorreu diversas regiões da grande Primavera e a escola da Vila União se encontra em condições precárias – “…precisa urgente de reformas, seja municipal ou estadual tem que intervir, tem que mexer em manutenção. Essa escola precisa de suporte urgente”, disse Luis Costa na tribuna. “…na escola Paulo Freire, faltou merenda escolar, situação grave”, apontou vereador Luis Costa.

 

NHONHO DIZ QUE SITUAÇÃO DA MERENDA ESTÁ RESOLVIDA

 

“…a situação da merenda escolar foi resolvida, sempre existiu parceria entre município e estado, porém, essa parceria foi cancelada, e conforme o secretário estadual de educação, Marco Marrafon, o estado assumiu por completo, e quanto aos pequenos reparos na escola, como foi suspensa parceria, a secretaria estadual de educação assumiu à questão”, frisou vereador Elton Baraldi (PMDB).

 

“…SE PRECISAR IR AO TCE PARA RESOLVER, ESTAMOS TODOS PRONTOS”, FRISA MANOEL

 

“…temos que valorizar a educação de fato, é inadmissível admitir esse corte que houve nos salários dos professores, as coisas devem ser previstas, ninguém da secretaria de educação deixou de detectar, teve professor que houve desconto de 50%, folha de pagamento não se fecha no último dia, tinha que ter tomado uma medida de urgência e ter tido precaução, isso é inadmissível. Faltou atenção aos contratos dos professores. O professor é a categoria mais importante desse país. Se precisar de uma comissão para ir junto ao TCE buscar uma solução ao caso está todo mundo pronto”, disse em tribuna, Manoel Mazzuti  (PMDB).

 

PAULO MÁRCIO APONTA NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO NA ESCOLA DA VILA UNIÃO

 

“…hoje tem fila de espera de mais de 24 alunos esperando vaga na escola da Vila União, temos que cobrar reformas e ampliação dessa escola para atender esses estudantes. Salas apertadas, precisando de reparos. Temos que cobrar o governo”, frisou o vereador Paulo Márcio (DEM) em tribuna.

 

MILEY REFORÇA QUE SITUAÇÃO DA ESCOLA DA VILA UNIÃO É VERGONHOSA

 

“…uma vergonha ver essa situação na escola da Vila União, o estado tem que intervir urgente. Vamos cobrar e os estudantes acabam sendo dispensados das aulas antes do horário pro falta de merenda. E quanto ao salário dos professores nos últimos 03 anos foram pagos e não houve apontamento do TCE sobre a questão, então a secretaria de educação deveria ter feito uma programação. Faltou atenção por parte da secretaria e o problema deveria ter sido antecipado. Imagina salário de professor já é uma miséria e receber metade? Deixo aqui meu protesto, o estrago já foi feito. A secretaria tem que reverter essa situação”, assinalou Miley Santos (PV) na tribuna.

 

CARLOS INSTRUTOR COBRA SOLUÇÃO URGENTE

 

“…quanto ao salário dos professores vamos aguardar, o secretário Carlos Laete explicou o problema, porém, concordo que a situação deveria ter sido antecipada e os professores avisados com antecedência, da forma como ocorreu ficou muito ruim. Esperamos uma solução urgente ao caso. Com relação aos concursados também em desvios de função, houve cortes, isso tem que ser verificado”, afirmou o vereador Carlos Instrutor (PSD).

 

CARAVANA CÂMARA OUVIU COMUNIDADES E PRODUTORES

 

“…dividimos a cidade em cinco eixos, e daremos sequência a este programa Caravana Câmara  percorrendo diversas regiões da grande Primavera, fizemos um mapeamento, estamos fazendo um diagnóstico dessas regiões e verificando assim as condições das estradas, dos serviços públicos de forma geral, ouvindo comunidades e trabalhadores. Agradeço ao secretario de Obras, Roque Cauduro; Vice-prefeito Zezinho; Representantes do Sindicato Rural que não mediram esforços nesta participação. Quero fazer referência aos produtores e empresários que nos receberam de braços abertos em suas propriedades, como grupo Granja Mantiqueira, grupos de empresários do agronegócio que só investem e contribuem com a nossa economia. Trocamos informações, estabelecemos novos laços de trabalhos e parcerias em prol do município, enfim, esse é o objetivo”.

 

CÂMARA ITINERANTE ACONTECE NO DIA 16, ÀS 19H NO PRIMAVERA III

 

“…após o expediente da sessão desta noite (segunda/07), estaremos realizando o sorteio da primeira região que estará recebendo a Câmara Itinerante. Uma vez por mês a Câmara irá realizar uma sessão em uma região da cidade, o município foi  dividido em 07 regiões. Todas regiões da cidade foram mapeadas e divididas, onde todos os bairros serão abrangidos. Para êxito do projeto vamos precisar do apoio de todos vereadores e assessores. Vamos montar um plenário nas escolas do município ou do estado, onde tiver acesso mais facilitado logístico da comunidade”, destacou Leo. Um sorteio foi realizado no plenário para a escolha da primeira sessão que será realizada dia 16 a partir das 19h. A região sorteada foi do Primavera III, Padre Onesto Costa e adjacências.

PROJETO DE UTILIDADE PÚBLICA SERÁ DEBATIDO NOVAMENTE NESTA TERÇA

 

“…entrei com projeto de utilidade pública ao MotoClube Primavera, analisei projeto, foi repassado as duas comissões na Casa e quero ressaltar que essa associação desenvolve um trabalho tanto no desenvolvimento do esporte e lazer, como também de responsabilidade social. Diversas ações como arrecadação de alimentos, doações, que são de relevância para a cidade são prestadas”, frisou Leo.

 

LUIS COSTA DESTACA AÇÕES NO RECESSO E REIVINDICAÇÃO JUNTO AO MORRO DA MESA

 

“…período de recesso trabalhamos bastante, não paramos, diversos bairros e localidades e assentamentos foram visitados, também nos dirigimos à capital também em busca de soluções. Estive também com diretoria da empresa Morro da Mesa fiz reivindicações com relação a segurança de condutores e pedestres na via MT-130, para que haja um melhor controle de tráfego, e prontamente a empresa se posicionou favorável quanto a sinalização e medidas serão tomadas, vamos aguardar”, vereador Luis Costa (PR).

 

LUIS COSTA DESTACA ENERGIA A REGIÃO DO VALE VERDE, NOVO POXORÉU E FURNAS

 

“…quanto a energia ao Vale Verde estivemos em Brasília, protocolizamos junto ao gabinete do senador José Medeiros, e agora chegou correspondência da Aneel que até o dia 31 de dezembro está previsto a colocação de energia no Vale Verde, Novo Poxoréu e toda região das furnas. Foram ações conjuntas de todos vereadores”, afirmou na tribuna Luis Costa.

 

VEREADOR NHONHO PEDE MOBILIZAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DE ESCOLA

 

“….vamos buscar fazer essa ampliação na escola da Vila União, trabalho conjunto, o estado tem que fazer a parte dela, a parceria de manutenção básica e da merenda foi cancelada que existia em Primavera, estaremos indo à Cuiabá verificar esta situação, vamos buscar essas melhorias sim, independente se é estado ou município, vamos nos unir, às crianças, professores, precisam dessa melhoria na escola”, destacou Elton.

NHONHO SALIENTA QUE PROFESSOR TRABALHOU E NÃO PODE SER PENALIZADO

 

“…inadmissível não terem recebido esses 15 dias se nos últimos anos receberam e não houve apontamento do TCE então tem algo errado. O professor não pode ser penalizado dessa forma. As férias foram aos alunos no período e não aos professores que seguiram trabalhando. Que isso não volte a acontecer de novo. O planejamento nessa questão é fundamental e valorização ao professor”, frisou Elton Baraldi (PMDB).

 

JOSAFÁ DESTACA AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE DIA 23

 

“…percorri diversas localidades e dia 23 irá ocorrer a audiência pública da saúde aqui na Casa, uma solicitação que partiu do meu gabinete. Temos muitos questionamentos, muitas situações ocorrendo neste setor da gestão, filas de espera, exames, consultas, enfim, precisamos levantar informações e debater isso nesta audiência”.

 

INDICAÇÕES AO EXECUTIVO

 

Indicação 023 Leitura Pintura dos meios fios de todas as ruas e avenidas ou de pelo menos as principais de Primavera do Leste – MT. Carlos Araújo

Indicação 040 Leitura Construir uma cerca para a proteção de uma área de preservação ambiental, próximo da Usina de Leite na Avenida Florianópolis bairro Novo Horizonte. Luis Pereira Costa.

Indicação 036 Leitura Colocação de postes com luminárias de (LED) e pavimentação asfáltica na extensão da Rua Vanderlei Zanotto nº 100, entrada para a sede Campestre do Clube do Juventude. Neri Domingos de Souza

Indicação 021 Leitura Redutor de velocidade eletrônico na MT-130 sentido Parantinga, no km 15, próximo ao Frigorifico Nutrifrigo. Paulo Marcio Castro e Silva

Indicação 042 Leitura Pintura e instalação da iluminação necessária para o Estádio Municipal Cerradão. Paulo Roberto Donin.

 

VETO DO EXECUTIVO FOI DERRUBADO POR 10 A 05 NA SESSÃO

 

Proposição deliberação ementa autor veto integral do Executivo Municipal ao Projeto de Lei 789 Discussão e Votação dispõe sobre a implantação de práticas integrativas e complementares no SUS. Valmislei Alves dos Santos. Veto do executivo foi amplamente debatido no plenário. A matéria teve 10 votos favoráveis pela derrubada do veto. 05 votos favoráveis pela manutenção do veto. Veto foi derrubado.

 

PROJETO DE UTILIDADE PÚBLICA A ASSOCIAÇÃO SERÁ DISCUTIDA NESTA TERÇA NA CASA

 

Projeto de Lei 788 1ª e 2ª Discussão e Votação. Dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública da “Associação Moto Clube de Primavera do Leste – MT”. Leonardo Tadeu Bortolin. Presidente Leo defendeu a matéria em tribuna, destacou atividade sem fins lucrativos e fomento ao esporte. A associação, segundo Leo, precisa desta titularidade para acessar linhas de convênios e apoio logístico do poder público. Matéria foi debatida pelo fundamento da utilidade pública na sessão, vereadores se divergiram quanto a concessão do título. Vereadores pediram que matéria fosse retirada da pauta e que voltasse a ser discutida na Casa. Uma reunião foi agendada para esta terça, 08, às 09h, para debater novamente a matéria.

 MOÇÃO DE APLAUSOS A ORQUESTRA VIOLA CAIPIRA DE PRIMAVERA FOI APROVADA

 

Moção de Aplausos 004 Leitura, Discussão e Votação – Moção de Aplausos, para a Orquestra Primaverense de Viola Caipira do Município de Primavera do Leste Estado de Mato Grosso. Neri Domingos de Souza e coautoria de todos os Vereadores.

Compartilhe

Pin It